24 de agosto de 2010

III Econtro Pedagógico: Trocando Experiências

III ENCONTRO PEDAGÓGICO
Trocando experiências:formação continuada em serviço
Apresentação
Diante da velocidade das mudanças por que passa o mundo, a escola e seus profissionais enfrentam a cada dia as exigências para atender às necessidades de formação e preparação dos alunos para uma sociedade globalizada, competitiva e excludente.
Exigências que preocupam os docentes que entendem seu papel ma mediação do aluno com a revolução científico-tecnológica que há muito já influencia as relações entre professores e alunos.
Assim, a formação continuada revela-se imprescindível para os educadores preocupados com o seu papel na formação integral de seus alunos.
Justificativa
O desenvolvimento de um projeto que tem como principal objetivo a formação continuada em serviço, a partir da troca de experiências bem sucedidas no própria escola, é relevante pois possibilita aos educadores buscar soluções para os problemas com a aprendizagem a partir da reflexão das características próprias dessa comunidade escolar.
Objetivos
. Promover formação continuada em serviço do corpo docente;
. Desenvolver aspectos sócio-afetivos do corpo docente;
. Desenvolver oficinas pedagógicas.
Referencial teórico
A troca de experiências e a partilha de saberes consolidam espaços de formação mútua, nos quais cada professor é chamado a desempenhar simultaneamente, o papel de formador e de formando.” (Nóvoa, 1997)
"Saber administrar a formação contínua é administrar bem mais do que saber escolher com discernimento entre diversos cursos em um catálogo. É preciso ao professor, saber explicitar suas próprias práticas, estabelecer balanço de suas competências e programa pessoal de formação contínua, negociando com colegas, equipe escolar e rede educacional um projeto comum de formação, envolvendo-se em tarefas do sistema educativo e acolhendo a formação dos colegas, participando dela”. (Perrenoud, 2002)
Metodologia
As atividades serão desenvolvidas através de palestras e oficinas desenvolvidas pelos professores responsáveis, considerando-se suas habilidades e prátivas pedagógicas.
DATA: 16 de agosto de 2010
ABERTURA
· Horário: 10:00 h: e 15:00h.
· Palavras da Direção
· Sensibilização: Vídeo: Quem mexeu no meu queijo?
· Reflexão: Vale a pena mudar
OFICINA PEDAGÓGICA
. Horário: 10:20 h: e 15:00h.
· Tema: Conhecendo a Língua Brasileira de Sinais (Noções básicas de Libras)
· Professora Responsável: Adriana Marques
DATA: 17 de agosto de 2010
OFICINA PEDAGÓGICA
· Horário: 15:00 h: e 20:00h.
· Tema: Avaliação Externa: indicadores do SAERJ
· Professor Responsável: Diego Gomes
DATA: 18 de agosto de 2010
OFICINA PEDAGÓGICA
· Horário: 10:00 h: e 15:00h.
· Tema: Uso seguro da Internet
· Professora Responsável: Rosalva Araujo
DATA: 19 de agosto de 2010
OFICINA PEDAGÓGICA
· Horário: 15:00h.
· Tema: Produção científica docente: a escrita e publicação de artigos
· Professor Responsável: Ronald Apolinário
DATA: 20 de agosto de 2010
OFICINAS PEDAGÓGICAS
· Horário: 10:00 h: e 13:00h.
· Tema: Produção científica docente: a elaboração de projeto para o Mestrado
· Professor Responsável: Ronald Apolinário
· Horário: 20:00 h.
· Tema: Uso seguro da Internet
· Professora Responsável: Rosalva Araujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Seguidores