6 de abril de 2011

De Olho no SAERJINHO


1.     No próximo dia 13 de abril, a Secretaria de Estado de Educação dá início ao Saerjinho, sistema de avaliação bimestral do processo de ensino e aprendizagem nas escolas. A partir de agora, os alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio das escolas estaduais de ensino regular presencial farão, ao final de cada bimestre, provas de Língua Portuguesa e de Matemática. O objetivo é acompanhar mais de perto o rendimento dos estudantes, detectando de maneira mais ágil e fiel as dificuldades de aprendizagem.
2.      Os resultados vão apontar a eficiência e a qualidade do trabalho desenvolvido em cada unidade escolar e serão aproveitados nas diversas instâncias do sistema de ensino. Com este retrato será possível, por exemplo, ajustar as práticas docentes à realidade dos estudantes e traçar políticas públicas de melhoria da qualidade da Educação Básica.
3.      O Saerjinho será realizado em todas as escolas da rede, nos três turnos, no horário das aulas, sendo o professor que estiver em classe o responsável pela aplicação das provas. As escolas devem iniciar as provas uma hora após o início das aulas e fiscais acompanharão todo o processo. As provas ficarão nas escolas para correção e os professores podem usá-las como parte das avaliações em cada bimestre, atribuindo peso específico a elas.
4.      É muito importante que os alunos participem e que toda escola esteja envolvida neste processo! Essas provas ajudarão a SEEDUC a fazer uma escola ainda melhor para todos! 

TIRANDO AS DÚVIDAS SOBRE O SAERJINHO

 1) Quem deve fazer o SAERJINHO 2011 – 1º bimestre?

A avaliação bimestral/Saerjinho a ser realizada em 13 de abril será apenas para o Ensino Regular com a seguinte abrangência: 5º e 9º ano do Ensino Fundamental Regular e 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Regular.

2) Quais as disciplinas que serão avaliadas?

As disciplinas avaliadas serão Português e Matemática, que estão vinculadas aos tópicos/habilidades/conteúdos que compõem a parte obrigatória do Currículo Mínimo.

3) Quem aplica as avaliações do SAERJINHO?

A função de Aplicador será exercida pelo professor que estiver na turma no momento da aplicação da avaliação, profissional da educação, da própria escola, e esta atribuição não será remunerada. As provas serão aplicadas em data única em todas as escolas da rede pública estadual de educação e a escola não deverá manter quaisquer outras atividades extras neste dia, devendo priorizar a realização da avaliação.

4) Qual o tempo de duração da avaliação bimestral?

A duração estimada para a aplicação dos testes é de 02 (duas) horas. Todos os alunos deverão ser orientados pelo Professor Aplicador sobre a forma correta do preenchimento do Cartão de Respostas. Caso o tempo de aula do professor aplicador termine antes do tempo da avaliação, o professor que vier em seguida assumirá a aplicação normalmente, ou seja, devendo ser respeitado o tempo de aula de cada professor. As trocas deverão ocorrer de acordo com a rotina de aula da unidade escolar. Essa organização ficará a critério do diretor, ressaltando que, em hipótese alguma, a avaliação deverá ser interrompida em razão de troca do Professor Aplicador.

5) Quem corrige?

Serão responsáveis pela correção das provas os professores de Português e Matemática de cada turma avaliada. Após a correção das provas, o professor entregará ao seu Diretor o gabarito de correção utilizado, para isso terá o prazo de dois dias da data da prova.

6) Haverá um gabarito oficial?

Cada professor de Língua Portuguesa e Matemática das séries avaliadas deverão elaborar um gabarito próprio e entregá-lo ao Diretor da sua unidade escolar para que o mesmo lance no sistema até o dia 15/04. Caso o professor possua mais de uma turma da mesma série, o mesmo só irá elaborar apenas um gabarito, ou seja, o gabarito é feito por série e não pelo número de turmas que o professor possua - um gabarito para o 5º ano e um gabarito para o 9º ano do Ensino Fundamental Regular; um gabarito para a 1ª série, um gabarito para a 2ª série e um gabarito para a 3ª série do Ensino Médio Regular. Haverá a divulgação online do gabarito e resultado oficial após a realização da avaliação bimestral.

7) Pode-se substituir a avaliação bimestral da escola pelo SAERJINHO?

A Portaria E/SAPP nº 48/2004 enfatiza que o professor deve empregar no mínimo três instrumentos diversificados para verificar se as habilidades e competências propostas em seu planejamento foram desenvolvidas pelo aluno. Este procedimento reforça a ideia de que a avaliação não deve ter caráter terminal, e nem se esgota numa prova organizada ao final do período. Caberá a cada unidade escolar, juntamente com os professores das disciplinas avaliadas, corrigir as provas e atribuir peso a cada questão que a compõem, podendo a mesma substituir a avaliação bimestral da escola ou ser utilizada também como trabalho, teste ou outro critério que o professor deseje adotar.

8) Onde ficarão os cadernos de teste?

Todos os cadernos de testes, em branco e preenchidos, ficarão na escola para serem utilizadas a critério do professor.

9) O que faremos com o Cartão Resposta?

Todos os Cartões Respostas, em branco e preenchidos, serão recolhidos, colocados em envelope e entregues ao Diretor da Unidade Escolar. O Diretor de posse de todos os envelopes da sua unidade escolar deverá, até o dia 15/04, entregá-los à Diretoria Regional de sua abrangência.

10) Como serão disponibilizados os resultados das avaliações?


Os resultados da avaliação bimestral serão disponibilizados para o Diretor Regional, Gestor Escolar, Diretor de Unidade e Professor por meio de um sistema online.

11) O que o Professor Aplicador deverá entregar ao Diretor da unidade escolar ao final da aplicação?

O Professor Aplicador, ao final da aplicação, deverá devolver ao seu Diretor o envelope da turma lacrado contendo: Cartões de Respostas; Lista de Presença; Formulário de Controle da Aplicação; Relatório do Fiscal.

12) Qual o prazo que o Diretor possui para lançar os gabaritos dos professores no sistema?

O Diretor terá 02 dias de prazo, a contar do dia seguinte da realização da avaliação bimestral, para inserir os gabaritos dos professores no sistema.

13) Se a EJA faz SAERJ no final do ano, porque não fará o SAERJINHO?

A avaliação bimestral/Saerjinho utilizou para elaboração de sua matriz de referência o Currículo Mínimo do Ensino Regular, com o objetivo de acompanhar o processo ensino-aprendizagem.


Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Seguidores