16 de maio de 2011

Professor Waldick Pereira-Patrono do CIEP 113

22 de novembro de 1929 – Maceió, AL
11 de fevereiro de 1983 – Nova Iguaçu, RJ

Waldick Pereira foi escritor, professor, jornalista, historiador e arqueólogo. Contudo, foi como historiador que Waldick Pereira se revelou dono de uma vitalidade extraordinária.
Sendo um verdadeiro rastreador de fontes históricas de Nova Iguaçu, reuniu vasta documentação a partir de doações de antigas famílias da região e de levantamentos através de trabalhos de campo, percorrendo antigos caminhos, investigando rios outrora navegáveis, e antigas ruínas e cartas geográficas originais corroídas pelo ação do tempo, pôde reconstituir grande parte da história dessa região.
É importante ressaltar que a obra pioneira de Waldick Pereira não apresenta apenas a ampliação do conhecimento do nosso passado, mas chama a atenção para a urgente necessidade de preservar, restaurar, nosso patrimônio histórico. E ainda mais: aponta para a necessidade de se entender o homem em sua dinâmica e complexidade no seio da sociedade em que vive. Porque os homens “os únicos objetos da história – de uma história que não se interessa por um qualquer homem abstrato, eterno, imutável e perpetuamente idêntico a si próprio – os homens, dotados de múltiplas funções, de atividades diversas, com preocupações e atitudes diferentes, que se misturam, se chocam, se contradizem, acabando por firmar uma paz de compromisso, um modus vivendi a que se chama Vida” que lhe dota de uma identidade que se necessita imperiosamente resgatar, para que enfim, não se perca, “o trem da história.
 Nas palavras de seu filho Hans, Waldick, que fora delegado da União Brasileira de Trovadores-UBT e realizou os I e II Jogos Florais de Nova Iguaçu, também foi professor, arqueólogo, historiador, jornalista, escritor e poeta. Unia a paixão pela história do município de Nova Iguaçu (RJ)-tendo sido fundador do Instituto Histórico e Geográfico de Nova Iguaçu-IHGNI, o qual presidiu até sua morte, em fevereiro de 1983- à sua paixão pelas letras, e escreveu vários livros, tendo publicado apenas Nova Iguaçu para o Curso Normal (1969); A Mudança da Vila (1970); Cana, Café e Laranja (Fundação Getúlio Vargas-1977), sobre a história iguaçuana, além de alguns de poesia e trovas. Hoje é patrono do CIEP 113, em Nova Iguaçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Seguidores