26 de junho de 2012

Aula passeio

Professor Alexandre acompanha alunos do CIEP 113 em visitação ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos.



 

23 de junho de 2012

Oficina de TAEKWONDO no CIEP 113. Participe!!!




Taekwondo, também grafado tae kwon do, taekwon-do ou TKD, é uma arte marcial que originou um esporte de combate. Hoje em dia, é um desporto difundido em todos os continentes.
O nome  se origina de "Tae" (Pés);"Kwon" (Mãos);"Do" (Caminho/Mente).
Em sentido global, taekwondo indica a técnica de combate sem armas para defesa pessoal, envolvendo destreza no emprego das mãos e punhos, de pontapés voadores, de esquivas e intercepções de golpes com as mãos, braços ou pés, para a rápida destruição do oponente. 
Hoje em dia o taekwondo tornou-se olímpico, e em muitas academias pratica-se o taekwondo olímpico
No Brasil, em julho de 1970 em São Paulo, trazido pelo grão-mestre, Sang Min Cho, enviado oficialmente pela International Taekwondo Federation juntamente vieram os mestres: Sang Min Kim, Yeo Jim Kim, Kun Mo Bang, e depois outros como Kum Joon Kwon, Woo Jae Lee, Kwang Soo Shin, Hee Song Kim, Yeong Hwan Park, Soon Myong Choi, Ju Yol Oh, Te Bo Lee, Hong Soon Kang, Sung Jang Hong, entre outros, também se estabeleceram aqui no Brasil, proporcionando um desenvolvimento maior da arte. Natália Falavigna, uma das maiores e mais vitoriosas lutadoras de artes marciais do mundo, é a brasileira com maior número de medalhas internacionais no taekwondo em toda história, única atleta no Brasil campeã mundial de taekwondo nas categorias júnior, adulta e universitária. Atualmente, o taekwondo é uma luta muito praticada em varios locais do Brasil.

Juramento do Taekondo 
Nós como membros, treinamos nossos espíritos e corpos de acordo com as regras prescritas. Nós os praticantes, estamos unidos numa amizade mútua. Nós como praticantes, cumpriremos os regulamentos e obedeceremos aos instrutores e aos mais graduados.
  • Respeitar meu país e suas leis,
  • Obedecer os principios do taekwondo,
  • Usar para o bem tudo o que aprender,
  • Respeitar meu instrutor e colegas,
  • Honrar meu nome e de meus pais,
Também faz parte da vida do praticante, não só na academia como também na vida pessoal seguir os princípios do taekwondo:
Espírito Taekwondo
  • Cortesia
  • Integridade
  • Perseverança
  • Auto Domínio
  • Espírito Indomável.
 Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Taekwondo  

20 de junho de 2012

Quebrando o gelo - IV 
Olá, pessoal do CIEP 113.
Vamos começar a nossa Campanha Quebrando o  Gelo em 2012.
Não deixe de participar!!!

19 de junho de 2012

ALUNOS DO CIEP 113 REALIZAM VISITA AO PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS

Os alunos do CIEP 113, orientados pelo professor Alexandre Mainenti, fizeram uma visita à Serra os òrgãos, no último dia 18 de junho.

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos tem a maior rede de trilhas do Brasil. São mais de 130 quilômetros de trilhas em todos os níveis de dificuldade: desde a trilha suspensa, acessível até a cadeirantes, até a pesada Travessia Petrópolis-Teresópolis, com 30 Km de subidas e descidas pela parte alta das montanhas.
Entre as escaladas destacam-se o Dedo de Deus, considerado o marco inicial da escalada no país, e a Agulha do Diabo, escolhida uma das 15 melhores escaladas em rocha do mundo.
Foi criado em 1939 para proteger a excepcional paisagem e a biodiversidade deste trecho da Serra do Mar na Região Serrana do Rio de Janeiro. São 20.024 hectares protegidos nos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim.
O Parque abriga mais de 2.800 espécies de plantas catalogadas pela ciência, 462 espécies de aves, 105 de mamíferos, 103 de anfíbios e 83 de répteis, incluindo 130 animais ameaçados de extinção e muitas espécies endêmicas (que só ocorrem neste local).




8 de junho de 2012

SEMANA RIO + 20 NO CIEP 113

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD) ou a Rio+20, como é conhecida, ocorrerá no Brasil de 20 a 22 de junho de 2012.
A Rio+20 marca o 20º aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED), realizada no Rio de Janeiro, e marca o 10º aniversário da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, promovida em Joanesburgo em 2002. 
A Conferência contará com a presença de Chefes de Estado e de Governo ou outros representantes.
O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.
                 Em consonância  com um evento tão importante, o CIEP 113 organizou diversas atividades com o objetivo de desenvolver a consciência ecológica de sua comunidade.


       O Governo do Estado do Rio de Janeiro organizou diversas atividades para a Rio + 20.
Veja a agenda:
Eventos Paralelos - Governo do Estado do Rio de Janeiro
 A visita direta aos Eventos Paralelos não têm como requisito inscrição prévia.
Destacamos que a visitação e participação das Unidades Escolares nos espaços oficiais se darão de 13 a 19 de junho.

HUMANIDADE 2012 – FORTE COPACABANA
11 a 22 de junho de 2012 - de 9h às 18h.
 Humanidade 2012 é uma iniciativa da FIESP, Sistema FIRJAN, Fundação Roberto Marinho, SESI-Rio, SESI-SP, SENAI-Rio, SENAI-SP, com patrocínio da Prefeitura do Rio e do SEBRAE, concebida para realçar o importante papel que o Brasil exerce hoje como um dos líderes globais no debate sobre o desenvolvimento sustentável.
Em um espaço inovador, de portas abertas, toda a sociedade está convidada a refletir e aprofundar a compreensão acerca de um modelo possível de desenvolvimento que considere os impactos passados, presentes e futuros, para garantir melhores condições de vida em todo o planeta com crescimento econômico, inclusão social e respeito ao meio ambiente. Humanidade 2012 é também um foro democrático que vai oferecer, além de encontros, seminários e oficinas, uma grande exposição aberta ao público para mostrar, de maneira lúdica, interativa e participativa, como esses conceitos têm se traduzido em iniciativas e ações importantes no nosso País.
 A estrutura construída no Forte de Copacabana, um dos cartões postais da cidade do Rio de Janeiro, também servirá com ponto de encontro, de visitação e de convivência durante a Rio+20, sendo uma contribuição dos realizadores à conferência promovida pela ONU.
 Com uma arquitetura nova e impactante, ela leva a assinatura da cenógrafa Bia Lessa e foi idealizada a partir do conceito de que ser sustentável é ser simples: todos os materiais utilizados, dos andaimes aos tapumes passando por móveis e até o lixo gerado, serão reaproveitados ao final do evento.
Acessar o site http://www.humanidade2012.net/ para a escolha do dia e evento no qual a escola deseja participar.

CECIERJ NA RIO +20
Armazém PoP Ciência – Armazém 4 - Porto

As atividades terão início dia 12/06 a partir das 14h, com a exposição Biomas e a FEMACTI. Haverá uma arena de debates e diversas atividades experimentais desenvolvidas pelas instituições que apresentaram suas propostas, serão oficinas, jogos, experimentos e muitas outras atividades interativas.
Visitas por agendamento com o setor de AGENDAMETO ESCOLAR DO MAST – Tel. (21) 3514-5229.
Para maiores informações sobre o Armazém acesse o site: www.popciencia.org.br

Museu Ciência e Vida em Duque de Caxias
As ações do Museu Ciência e Vida para a Rio +20 começam com uma MOSTRA DE TEATRO ESTUDANTIL, desenvolvida por alunos e professores da região em 16/06 (sábado).
 Outras atividades a partir do dia 19/06 com:
• Sete (7) exposições, sendo duas (2) voltadas para Sustentabilidade;
• Sessões de planetário;
• Cine Clube Cederj;
 A visitação pode ser agendada pelo tel.: (21) 2671-7797.
Site: www.museucienciaevida.com.br.

DEBATE SOBRE JUVENTUDE E SUSTENTABILIDADE - CÂMARA DOS DEPUTADOS FEDERAIS
Dia 14 de junho de 2012 das 14h ás 19 h – Espaço Arena da Barra - Auditório ARN – 1.
 O objetivo do evento é abrir canal de diálogo com setores da juventude para debatermos o tema “Juventude e Sustentabilidade”. Temos a confirmação de personalidades que dialogarão com o público, com a confirmação de Oscar Motomura – um dos idealizadores da Carta da Terra e o poeta amazônida Thiago de Melo Neto. Podemos ainda ter a colaboração de pessoas indicadas por vocês. O público alvo é estudantes do ensino médio e profissional, bem como universitários e colaboradores. Também objetivamos a produção de um documento coletivo dos participantes que possa ser entregue para as autoridades presentes no processo decisório da Conferência.
 A estrutura de comunicação da Câmara, como rádio, jornal e TV estarão presentes, coletando depoimentos para a formatação de reportagens ou documentário.
 Será emitido certificado de participação.
As inscrições podem ser feitas pelo link http://www2.camara.gov.br/participe/eventos/@@eventos_programados

CÚPULA DOS POVOS – PARQUE DO FLAMENGO
 A Cúpula dos Povos na Rio +20 por Justiça Social e Ambiental é um evento organizado pela sociedade civil global que acontecerá entre os dias 15 e 23 de junho no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro – paralelamente à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD), a Rio+20.
Informações da Programação e inscrições individuais pelo site: http://cupuladospovos.org.br

BRASIL CERRADODe 12 a 24 de junho de 2012
Local: MAM Rio - Av. Infante Dom Henrique 85 - Parque do Flamengo
Tel.: 2240 4944 / 2240 4899
Horários: de terça a sexta, de 12h as 18h /sábados, domingos e feriados, de 12h as 19h
 A vídeo instalação sensorial de Siron Franco ocupa o Museu de Arte Moderna durante a Rio+20. Uma das principais atrações culturais da Rio + 20 ocupará o salão principal do Museu de Arte Moderna, no período de 12 a 24 de junho.
 Trata-se da vídeo instalação sensorial Brasil Cerrado, especialmente criada para o evento pelo artista plástico Siron Franco, a convite da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Com mais de 600m2 de área montada, distribuídas em quatro salas e dois mega painéis, a vídeo instalação é gratuita e foi concebida para aproximar o visitante das belezas do cerrado brasileiro e explicitar a urgência de sua preservação.
 De forma criativa e lúdica, o artista apresenta um novo e belo mundo ao visitante. São insetos, flores, pássaros, animais, texturas, cores e odores do cerrado apresentados em grandes projeções com alta definição, esculturas, fotos e textos. A sonorização dos espaços, a aplicação de essências específicas da região e a presença de elementos sensoriais como água e calor nos diferentes ambientes conduzem a um passeio profundo por um universo onde a natureza é soberana.

ARENA DA BARRA
Evento Único – 13 de junho de 2012 – Horário: 11 as 14 h
Responsável pelo evento: WWF
 Programação do Evento:
 O objetivo principal deste evento será o de destacar os pontos fortes e fracos da Família de Pegadas, composta por três indicadores conhecidos como Pegada Ecológica, Pegada Hídrica e Pegada de Carbono. Isso auxiliaria no entendimento do uso destes indicadores para medir as várias dimensões relevantes do desenvolvimento sustentável.
 Vamos apresentar a aplicação de cada ferramenta, utilizando exemplos concretos, e de forma mais participativa possível, encerrando o evento com uma discussão qualificada.
 Contato: Maria Cecília Wey
Telefone: +55 61 3364 7448
Email: simone@wwf.org.br

PROGRAMAÇÃO Rio +20 Mostra de cinema indígena
Programação Livre, para todas as idades.
 13/06 - SESC GINÁSTICO
(Av. Graça Aranha, 187, Centro) 1000 vagas
Cada sessão tem lotação de 500 lugares
10hs-15hs Sessões Curumins para Estudantes Escolas Públicas
A Gente Luta mas come frutas 6 min (Ashaninka)
Nós e a Cidade 5 min (Mbya Guarani)
Bimi: Mestra de Kenes" 4 min (Hunikui)
A História do Monstro Kátpy" 4 min(Kisêdjê)
Kidene: Academia Kuikuro 5 min (Kuikuro)
Depois do ovo, a guerra 15 min (Panará)
 Sessões seguidas de debate com público e o realizador Kamikia Kisêdjê (Kisêdjê) e Vincent Carelli (Coordenador Vídeo nas Aldeias)

14/06 - SESC GINÁSTICO
(Av. Graça Aranha, 187, Centro) 1000 vagas
Cada sessão tem lotação de 500 lugares
10hs-15hs Sessões Curumins para Estudantes Escolas Públicas
Coleção Segredos da Mata (Waiãpi) 37 min
(O segredo do invisível, O dono da Caça, A Flecha Mágica do Canibal,
Morcego Canibal)
Marangmotxíngmo Mïrang - Das crianças Ikpeng para o Mundo
32 min (Ikpeng)
Sessões seguidas de debate com público e o realizador Kamatxi (Ikpeng) e Vincent Carelli (Coordenador do Vídeo nas Aldeias)

15/06 - SESC GINÁSTICO
(Av. Graça Aranha, 187, Centro) 1000 vagas
Cada sessão tem lotação de 500 lugares
10hs-14hs Sessões Curumins para Estudantes Escolas Públicas
A Gente Luta mas come frutas 6 min (Ashaninka)
Nós e a Cidade 5 min (Mbya Guarani)
Bimi: Mestra de Kenes" 4 min (Hunikui)
A História do Monstro Kátpy" 4 min(Kisêdjê)
Kidene: Academia Kuikuro 5 min (Kuikuro)
Depois do ovo, a guerra 15 min (Panará)
 Sessões seguidas de debate com público e o realizador Patrícia Ferreira Keretxu (Mbya-Guarani) e Vincent Carelli (Coordenador do Vídeo nas Aldeias)

 16/06 - SESC GINÁSTICO
(Av. Graça Aranha, 187, Centro) 1000 vagas
Cada sessão tem lotação de 500 lugares
10hs-14hs Sessões Curumins para Estudantes Escolas Públicas
Coleção Segredos da Mata (Waiãpi) 37 min
(O segredo do invisível, O dono da Caça, A Flecha Mágica do Canibal,
Morcego Canibal)
Marangmotxíngmo Mïrang - Das crianças Ikpeng para o Mundo
32 min (Ikpeng)
 Sessões seguidas de debate com público e o realizador Divino Tserewahu (Xavante) e o realizador Kamatxi Txicão (Ikpeng)

17/06 - SESC GINÁSTICO
(Av. Graça Aranha, 187, Centro) 1000 vagas
Cada sessão tem lotação de 500 lugares
10hs-15hs Sessões Curumins para Estudantes Escolas Públicas
A Gente Luta mas come frutas 6 min (Ashaninka)
Nós e a Cidade 5 min (Mbya Guarani)
Bimi: Mestra de Kenes" 4 min (Hunikui)
A História do Monstro Kátpy" 4 min(Kisêdjê)
Kidene: Academia Kuikuro 5 min (Kuikuro)
Depois do ovo, a guerra 15 min (Panará)
Sessões seguidas de debate com público e os realizadores Keretxu Patrícia Ferreira (Mbya-Guarani) e Zezinho Yube (Hunikui)

 19/06 - ESPAÇO SESC
(Rua Domingos Ferreira, 160 – Copacabana) 200 vagas
Cada sessão tem lotação de 50 lugares
10hs-12hs Sessões Curumins para Estudantes Escolas Públicas
Coleção Segredos da Mata (Waiãpi) 37 min
(O segredo do invisível, O dono da Caça, A Flecha Mágica do Canibal,
Morcego Canibal)
Marangmotxíngmo Mïrang - Das crianças Ikpeng para o Mundo
32 min (Ikpeng)
15hs-17hs Sessões Curumins para Estudantes Escolas Públicas
Coleção Segredos da Mata (Waiãpi) 37 min
(O segredo do invisível, O dono da Caça, A Flecha Mágica do Canibal,
Morcego Canibal)
Marangmotxíngmo Mïrang - Das crianças Ikpeng para o Mundo
32 min (Ikpeng)
Sessões seguidas de debate com público e o realizador Kumaré Txicão (Ikpeng)

21/06 - ESPAÇO SESC
(Rua Domingos Ferreira, 160 – Copacabana) 100 vagas
Cada sessão tem lotação de 50 lugares
15hs-17hs Sessões Curumins para Estudantes Escolas Públicas
A Gente Luta mas come frutas 6 min (Ashaninka)
Nós e a Cidade 5 min (Mbya Guarani)
Bimi: Mestra de Kenes" 4 min (Hunikui)
A História do Monstro Kátpy" 4 min(Kisêdjê)
Kidene: Academia Kuikuro 5 min (Kuikuro)
Depois do ovo, a guerra 15 min (Panará)
 Sessões seguidas de debate com público e os realizadores Zezinho Yube (Hunikui), Takumã Kuikuro (Kuikuro), e Keretxu Patrícia Ferreira (Mbya-Guarani) e Kamikia Kisedje

27/06 - SESC MADUREIRA
(Rua Ewbanck da Câmara, 90) 378 vagas
Cada sessão tem lotação de 189 lugares (totalizando 378 vagas por dia)
11hs e 13hs Sessões Curumins para Estudantes Escolas Públicas
Coleção Segredos da Mata (Waiãpi) 37 min
(O segredo do invisível, O dono da Caça, A Flecha Mágica do Canibal,
Morcego Canibal)
Marangmotxíngmo Mïrang - Das crianças Ikpeng para o Mundo
32 min (Ikpeng)
Sessões seguidas de atividades audiovisuais com o realizador Kamatxi Txicão (Ikpeng)

 28/06 - SESC ENG DE DENTRO
(Av. Amaro Cavalcanti, 1661) 290 vagas
Cada sessão tem lotação de 145 lugares (totalizando 290 vagas por dia)
11hs-13hs Sessões Curumins para Estudantes Escolas Públicas
A Gente Luta mas come frutas 6 min (Ashaninka)
Nós e a Cidade 5 min (Mbya Guarani)
Bimi: Mestra de Kenes" 4 min (Hunikui)
A História do Monstro Kátpy" 4 min(Kisêdjê)
Kidene: Academia Kuikuro 5 min (Kuikuro)
Depois do ovo, a guerra 15 min (Panará)
Marangmotxíngmo Mïrang - Das crianças Ikpeng para o Mundo
32 min (Ikpeng)
 Sessões seguidas de atividades audiovisuais com o realizador Kamatxi Txicão (Ikpeng)

 29/06 - SESC D. DE CAXIAS
(R. General Argolo, 47 – 25 de Agosto) 200 vagas
Cada sessão tem lotação de 100 lugares
10hs-15hs Sessões Curumins para Estudantes Escolas Públicas
Coleção Segredos da Mata (Waiãpi) 37 min
(O segredo do invisível, O dono da Caça, A Flecha Mágica do Canibal,
Morcego Canibal)
Marangmotxíngmo Mïrang - Das crianças Ikpeng para o Mundo
32 min (Ikpeng)
Sessões seguidas de atividades audiovisuais com e o realizador Kamatxi Txicão (Ikpeng)

Disponível em: www.rj.gov.br/web/seeduc/

 Dia dos Namorados

Os alunos da turma 2006 participaram da elaboração de trabalhos em comemoração ao Dia dos Namorados.
Dê uma  olhadinha nos trabalhos!!!







1 de junho de 2012

SEMANA 5S

A comunidade so CIEP 113, na Semana do Meio Ambiente deu início às diversas atividades que culminarão com a Semana do Rio + 20.
Como sua primeira atividade, a comunidade participou da Semana dos 5S, com palestras, cartazes, folders e questões relativas aos seguintes princípios:
1º S - SEIRI
Senso de Utilização
2º S -SEITON
Senso de Organização
3º S - SEISOU
Senso de Limpeza
4º S - SEIKETSU
Senso de Saúde
5º S SHITSUKE
Senso de Autodisciplina



Pesquisar este blog

Seguidores