24 de novembro de 2015


CIEP 113 REALIZA COLÓQUIO INTER-RELIGIOSO



 
 
 
 
 

 

16 de novembro de 2015

CIEP 113 - PROF. WALDICK PEREIRA RECEBE PRÊMIO GESTÃO ESCOLAR (PGE)

Ciep 113 – Professor Waldick Pereira vence etapa estadual do Prêmio Gestão Escolar 2015

 16/11/2015 - 12:13h - Atualizado em 16/11/2015 - 12:13h
 » Fotos: Marcia Costa
Projeto "Educar para transformar" foi destaque entre os 87 concorrentes no Rio

O Ciep 113 – Professor Waldick Pereira, em Nova Iguaçu, venceu a etapa estadual da 16ª edição do Prêmio Gestão Escolar (PGE). Este ano, das 7.810 unidades inscritas, 27 foram selecionadas destaques estaduais. No Rio, das 87 escolas que concorreram, o Ciep 113 ficou com o melhor resultado, graças ao seu Projeto Político-Pedagógico de conscientização de alunos e pais quanto à importância da educação para o ser humano.

Chamado "Educar para transformar", a proposta possibilita que os estudantes analisem e reflitam sobre a ética, as relações interpessoais, o papel social de cada cidadão, entre outras temáticas. O projeto contempla um conjunto de ações que buscam o fortalecimento da Educação, entre elas: Rompendo Muros, De Olho no Futuro e Ler é Bom Demais.

Para a diretora da unidade, professora Ruth Brasil, a missão da escola vai além do ensino das disciplinas.

- O nosso trabalho para a melhoria do rendimento dos alunos é permanente, mas educamos também para que esses jovens possam fazer a diferença nas suas comunidades. Trabalhamos a valorização e o respeito ao ser humano – ressaltou.

Entre os critérios para a escolha estão as escolas mais ativas, que apresentaram uma gestão participativa e preocupada com o monitoramento e a avaliação do seu corpo docente.

O Prêmio Gestão Escolar, iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), é uma ferramenta de autoavaliação das escolas públicas brasileiras, e tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de suas gestões, além de incentivar o processo de melhoria contínua nas unidades, pela elaboração de planos de ações. O prêmio é também um instrumento de mobilização das escolas para focar o olhar na comunidade.

Além da certificação, o Ciep 113 – Professor Waldick Pereira receberá o prêmio de R$ 6 mil.

- Vamos reunir a comunidade escolar para que possamos enumerar as prioridades e decidir a melhor utilização desse prêmio. Todos merecem ser ouvidos e participar das decisões – destacou Ruth Brasil.

A escola
O Ciep 113 oferece Ensino Médio Regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A unidade escolar funciona nos três turnos e atende a cerca de 1.300 alunos.

Disponível em: http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=2641628



11 de novembro de 2015


Alunos do CIEP 113 se preparam para a Prova Brasil

Nesta quarta-feira, dia 11, os alunos das turmas de 9º e 3ºanos participaram de um simulado com as questões da Prova Brasil.






9 de novembro de 2015


CIEP 113 PROF. WALDICK PEREIRA É PRIMEIRO COLOCADO NO PRÊMIO GESTÃO ESCOLAR

A comunidade do CIEP 113 comemora a premiação no âmbito do Estado do Rio
O Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) acredita no fortalecimento e na qualificação das equipes gestoras nas escolas públicas como estratégias essenciais para a melhoria da qualidade de ensino. Essa crença se materializa no Prêmio Gestão Escolar, uma das iniciativas do Consed que vem se constituindo em um instrumento de mobilização das escolas para focar o olhar da comunidade nos diferentes processos envolvidos na gestão escolar.
Concebido em 1998 e desde a primeira premiação, em 1999, o Prêmio Gestão Escolar vem ganhando reconhecimento da comunidade educacional brasileira. Ao longo de sua trajetória, aproximadamente 34 mil escolas de todas as regiões do país participaram do Prêmio. A partir de 2014, o PGE passou a ser uma premiação bianual. Nos anos ímpares concentram-se o processo seletivo das escolas e a premiação, enquanto que, nos anos pares são promovidas ações de formação para os gestores inscritos no ano anterior com o PGE.

Por que participar do PGE?

O Prêmio Gestão Escolar construiu metodologia própria de mobilização, desenvolveu critérios e instrumentos de seleção e indicadores de boas práticas de gestão.
Ao inscrever-se, a escola e sua comunidade entram em um processo de autoavaliação que propicia olhar, com critérios e dimensões bem definidas, os diferentes aspectos que podem favorecer a aprendizagem efetiva dos estudantes. O preenchimento dessas informações constitui-se numa ação participativa de autoanálise que exige tomada de decisões, independentemente da escola ser ou não premiada. Portanto, participar já é uma ação educativa para todos os envolvidos.

Os parceiros do Prêmio Gestão Escolar

O prêmio congrega uma série de entidades parceiras que apoiam o Consed no fomento da educação no Brasil. São elas: União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime); Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); Fundação Roberto Marinho; Fundação Victor Civita; Fundação Santillana; Fundação Itaú Social; Instituto Gerdau; Instituto Unibanco; Instituto Natura; FNDE; Ministério da Educação (MEC); Coordenação de perfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Embaixada dos Estados Unidos no Brasil; Conselho Britânico. Além dessas instituições parceiras, o Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (assessoria pedagógica) e a ConsisTi (assessoria tecnológica) atuam cotidianamente junto ao Consed para contribuir com a excelência que tem caracterizado o Prêmio Gestão Escolar desde o seu surgimento.





 

Pesquisar este blog

Seguidores