9 de novembro de 2016

II COLÓQUIO INTER-RELIGIOSO NO CIEP 113


CIEP 113 realiza II Colóquio Inter-religioso 

         Alunos e professores do CIEP 113 Waldick Pereira recebem representantes de diversas entidades religiosas para um colóquio.
        O evento foi organizado e mediado pela professora de Ensino Religioso Claudia Torres que manifestou considerações sobre a importância do Colóquio e do Ensino Religioso na Rede Estadual:
          II Colóquio Inter-Religioso no CIEP 113, Metropolitana I, ministrado pela Profª Cláudia Andrade Torres Ribeiro, o Ensino Religioso faz parte do currículo escolar, como área de conhecimento, portanto é parte integrante da vida pessoal e social do ser humano, presente em todos povos e culturas!
             Há 12 anos, o ensino religioso começou a fazer história com o primeiro concurso público para professores estaduais e formar o seu quadro na rede pública. 
         Foi um grande desafio para nós professores, chegar em sala de aula e encontrar alunos com olhares questionadores, esperançosos e cheios de perguntas sobre o que seria abordado em nossa disciplina. Nós professores não tínhamos a menor ideia do que fazer! Fomos lançados no meio dos alunos sem um currículo, um programa, livros didáticos, material, orientação, nada! A única informação que tínhamos é que se tratava de ensino religioso confessional...
         Desde o primeiro momento, todos os professores com quem tive oportunidade de trabalhar, primeiro na Baixadas Litorâneas I e depois na Metropolitana I, onde trabalho há 10 anos, todos nós nos recusamos a fazer o ensino religioso confessional, sejam evangélicos, católicos ou de outros credos. 

         Começamos a nos reunir e a praticar um trabalho plural, interdisciplinar e inter-religioso por nossa própria conta. Durante anos nós produzimos nosso próprio material. Eu fiz várias apostilas com conteúdo do 6° ano do fundamental até o 3° ano do ensino médio. Distribuía entre os colegas da Metro e do Estado, dávamos palestras e minicursos. SEMPRE com conteúdos voltado para valores, condutas, conhecimento de si, do Transcendente e do outro.
       Hoje temos o maior ganho da nossa disciplina: o CURRÍCULO MÍNIMO! Elaborado por diversos professores da rede estadual de diversos credos e que atinge conteúdos de forma plural e sem o aspecto confessional, atendendo de forma igualitária a todos os credos ou a quem NÃO CRÊ. São aulas voltadas para o conhecimento, crescimento e desenvolvimento do caráter, personalidade, cultura e tradição do ser humano.

       Se ensinar para os meus alunos a beleza de cada tradição religiosa, seus ritos, cultura, o conhecimento de si mesmo e do próximo é um ensino retrógrado, ímpar e confessional, creio que nossas crianças, adolescentes e jovens têm um futuro muito cruel pela frente, sem luz, esperança e memória.



“Quem não tem memória do passado, não projeta seu futuro!” Pe. Agostinho Preto.
          Firme nesse propósito, a Professora Cláudia promoveu o II Colóquio Inter-religioso no CIEP 113.
 

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