29 de novembro de 2016


ALUNO DO CIEP 113 TEM PROJETO MAIS VOTADO NO PARLAMENTO JUVENIL

          O aluno Cláudio Victor Barbosa Guedes, representante eleito pelo município de Nova Iguaçu para o Parlamento Juvenil e aluno do CIEP BRIZOLÃO 113 PROF. WALDICK PEREIRA, teve seu projeto sobre as licitações e a corrupção nas obras públicas encaminhado ao Governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão.
            Cláudio Victor é aluno do primeiro ano do Ensino Médio e vem demonstrando preocupação e engajamento com as temáticas e os problemas da atualidade e, nesse sentido, voltou seus olhos para um grave problema que vem trazendo grandes preocupações para a sociedade brasileira que é a corrupção nas licitações das obras e dos agentes públicos.
                       

  

Parabéns, Cláudio Victor, pelo seu trabalho!!!

               

16 de novembro de 2016

INTERCÂMBIO BRASIL-ESTADOS UNIDOS


Diretora do CIEP 113 - PROFESSOR WALDICK PEREIRA 

participa de intercâmbio nos Estados Unidos

Ruth Brasil da Silva, Diretora do CIEP 113, recebeu Prêmio Gestão Escolar e viajou para conhecer experiências de sucesso em colégios norte-americanos

Do Ciep 113 – Professor Waldick Pereira, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, para as escolas mais conceituadas dos Estados Unidos. Ruth Brasil da Silva já está no país norte-americano, onde conhecerá experiências de gestão nos colégios locais. A diretora foi uma das vencedoras do Prêmio Gestão Escolar 2015-2016, cujo foco é a melhoria da qualidade de ensino no Brasil.
A iniciativa, realizada a cada dois anos pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), premiou 27 gestores de todo o país, reconhecidos por práticas de gestão nas unidades escolares brasileiras e que podem favorecer a aprendizagem dos estudantes. Com 30 anos de magistério – 15 desses dedicados à direção do Ciep 113 –, Ruth diz que a expectativa para vivenciar essa experiência no exterior é grande. A gestora visitará escolas da cidade de Minneapolis, no estado de Minnesota.
 – Será uma troca de experiências muito interessante. Além de aprender sobre as práticas das unidades americanas, terei a oportunidade de divulgar o projeto da minha escola e falar dos nossos resultados nas avaliações externas, por exemplo. Sem dúvida vai ser uma viagem inesquecível – comemorou a diretora, que também passará pelas cidades de Nova York, Washington e Miami.
Das 7.810 unidades de todo país inscritas no Prêmio Gestão Escolar, 27 foram selecionadas como destaques estaduais. No Rio de Janeiro, das 87 escolas que concorreram, o Ciep 113 – Professor Waldick Pereira ficou com o melhor resultado, graças ao seu Projeto Político-Pedagógico de conscientização de alunos e pais quanto à importância da educação para o ser humano.
Chamado "Educar para transformar", a proposta possibilita que os estudantes analisem e reflitam sobre a ética, as relações interpessoais, o papel social de cada cidadão, entre outras temáticas. O projeto contempla um conjunto de ações que buscam o fortalecimento da Educação, entre elas: "Rompendo Muros", "De Olho no Futuro" e "Ler é Bom Demais". A diretora lembra que a missão da escola vai além do ensino das disciplinas.
– O nosso trabalho para a melhoria do rendimento dos alunos é permanente, mas educamos também para que esses jovens possam fazer a diferença nas suas comunidades. Trabalhamos a valorização e o respeito ao ser humano – finalizou. 


Fonte: Secretaria Estadual de Educação: disponível em: http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=3001535

 
 
 
 
 















9 de novembro de 2016

II COLÓQUIO INTER-RELIGIOSO NO CIEP 113


CIEP 113 realiza II Colóquio Inter-religioso 

         Alunos e professores do CIEP 113 Waldick Pereira recebem representantes de diversas entidades religiosas para um colóquio.
        O evento foi organizado e mediado pela professora de Ensino Religioso Claudia Torres que manifestou considerações sobre a importância do Colóquio e do Ensino Religioso na Rede Estadual:
          II Colóquio Inter-Religioso no CIEP 113, Metropolitana I, ministrado pela Profª Cláudia Andrade Torres Ribeiro, o Ensino Religioso faz parte do currículo escolar, como área de conhecimento, portanto é parte integrante da vida pessoal e social do ser humano, presente em todos povos e culturas!
             Há 12 anos, o ensino religioso começou a fazer história com o primeiro concurso público para professores estaduais e formar o seu quadro na rede pública. 
         Foi um grande desafio para nós professores, chegar em sala de aula e encontrar alunos com olhares questionadores, esperançosos e cheios de perguntas sobre o que seria abordado em nossa disciplina. Nós professores não tínhamos a menor ideia do que fazer! Fomos lançados no meio dos alunos sem um currículo, um programa, livros didáticos, material, orientação, nada! A única informação que tínhamos é que se tratava de ensino religioso confessional...
         Desde o primeiro momento, todos os professores com quem tive oportunidade de trabalhar, primeiro na Baixadas Litorâneas I e depois na Metropolitana I, onde trabalho há 10 anos, todos nós nos recusamos a fazer o ensino religioso confessional, sejam evangélicos, católicos ou de outros credos. 

         Começamos a nos reunir e a praticar um trabalho plural, interdisciplinar e inter-religioso por nossa própria conta. Durante anos nós produzimos nosso próprio material. Eu fiz várias apostilas com conteúdo do 6° ano do fundamental até o 3° ano do ensino médio. Distribuía entre os colegas da Metro e do Estado, dávamos palestras e minicursos. SEMPRE com conteúdos voltado para valores, condutas, conhecimento de si, do Transcendente e do outro.
       Hoje temos o maior ganho da nossa disciplina: o CURRÍCULO MÍNIMO! Elaborado por diversos professores da rede estadual de diversos credos e que atinge conteúdos de forma plural e sem o aspecto confessional, atendendo de forma igualitária a todos os credos ou a quem NÃO CRÊ. São aulas voltadas para o conhecimento, crescimento e desenvolvimento do caráter, personalidade, cultura e tradição do ser humano.

       Se ensinar para os meus alunos a beleza de cada tradição religiosa, seus ritos, cultura, o conhecimento de si mesmo e do próximo é um ensino retrógrado, ímpar e confessional, creio que nossas crianças, adolescentes e jovens têm um futuro muito cruel pela frente, sem luz, esperança e memória.



“Quem não tem memória do passado, não projeta seu futuro!” Pe. Agostinho Preto.
          Firme nesse propósito, a Professora Cláudia promoveu o II Colóquio Inter-religioso no CIEP 113.
 

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